sábado, 22 de junho de 2013

21/06/2013 21h38 - Atualizado em 21/06/2013 21h44 Bebê que teve leite injetado na veia deixa UTI de hospital em Jacareí

O recém-nascido que teve leite injetado na veia no Hospital São Francisco, em Jacareí (SP), deixou a UTI na noite desta sexta-feira (21) após 20 dias de internação.  A criança, de quatro meses, não corre risco de morte e a expectativa é que o bebê deixe o hospital na próxima semana.
O acidente com a criança ocorreu depois que uma técnica de enfermagem se confundiu com soro e medicamento que deveria ser dado à criança que havia nascido com seis meses de gestação. A profissional admitiu o erro à polícia.
De acordo com o pai do bebê, Roberto Ferreira, a filha foi levada para um quarto com 3,6 kg - 2,7 kg mais do que o peso que a criança tinha quando nasceu no último dia 9 de fevereiro. "Estamos muito felizes, porque são os últimos dias da nossa filha aqui no hospital. Depois vamos para casa. Foi um susto tudo o que aconteceu, mas passou", disse o pai.
Investigação
Em depoimento a polícia dias após o ocorrido, ela confirmou o engano e alegou 'distração', além de dizer que nunca havia trabalhado com crianças antes.
O delegado seccional de Jacareí, Tális Prado Pinto, responsável pela investigação, afirmou que todos os envolvidos já foram ouvidos, mas que o inquérito só será concluído na próxima terça-feira (25).
"Estou aguardando um laudo do IML que já está pronto. Ele chegará para mim na terça. Assim que tiver acesso a ele, vou ouvir a técnica de enfermagem novamente para poder concluir o inquérito". A técnica de enfermagem vai responder, em liberdade, pelo crime de lesão corporal culposa (quando não há intenção de matar) com pena de três meses a um ano de prisão.

O caso
Segundo os pais, o problema aconteceu no dia 31 de maio no hospital onde a criança estava internada na UTI pediátrica desde abril. O bebê nasceu prematuro, com seis meses de gestação, em fevereiro deste ano. Após o engano, o estado de saúde do bebê piorou e ele precisou ser entubado.
Segundo a família, o bebê estava com um tubo ligado na veia do pescoço, que era para aplicar soro e medicação, e outro que enviava leite até o estômago da criança. Segundo os pais, a técnica de enfermagem estava com pressa para ir embora e aplicou o alimento no tubo da veia do pescoço. A quantidade de leite injetada ainda teria sido pequena, pois o pai do bebê viu o erro e avisou o hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário